sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A ARTERIOSCLEROSE E A ATEROSCLEROSE DOENÇAS DE ORIGENS DIFERENTES QUE PODEM COMPROMETER OS VASOS DO ORGANISMO DE FORMA MUITO IMPORTANTE, INCLUSIVE PODENDO LEVAR A EXITO LETAL.

As Doenças cardiovasculares do sexo masculino. Doenças metabólicas: colesterol elevado, diabetes gota. Pressão arterial elevada (hipertensão). Acima de 10 cigarros / dia, o tabagismo é um fator de risco importante. Fumar significa a intoxicação multiplicada por 3, o risco de infarto do miocárdio. Acima de 20 cigarros / dia, o risco de infarto do miocárdio é multiplicado por 5, e as de morte súbita por 6. A remoção do tabaco pode reduzir a mortalidade em 50% de origem vascular. A nicotina promove o estreitamento súbito das artérias (espasmos). A fumaça diminui a oferta de oxigênio aos tecidos e mantém uma quantidade excessiva de monóxido de carbono no sangue.
estresse libera adrenalina, que provoca espasmos das artérias. Quando o estresse é repetitivo, ele pode induzir à pressão arterial elevada (hipertensão) e a espasmos arteriais repetidos que "estimulam" o sistema arterial e promovem a aterosclerose. A falta de atividade física reduz a resistência das artérias. O exercício aumenta a taxa de "bom colesterol - HDL". Caminhada, natação e corrida parecem ser os esportes mais eficazes na prevenção ou retardamento da progressão da aterosclerose. A menopausa, especialmente se for precoce, é fator de risco para aterosclerose. Na ausência de fator de risco (incluindo o tabaco) e uma dieta de baixa taxa de gordura saturada, a pílula ainda pode ser prescrita. A pílula dose muito baixa é recomendado. Se o excesso de peso não parece desempenhar um papel direto no desenvolvimento da aterosclerose, é muito frequentemente associado com o diabetes e / ou aumento do colesterol que são fatores de risco. Existe uma relação direta entre uma dieta rica em gorduras animais e aterosclerose. O desenvolvimento de placas ateroscleróticas nas paredes das artérias está associado a lipídios no sangue aumentado, especialmente o colesterol. A aterosclerose é comum em pacientes com gota.
Parece ser o modo de vida que está em questão, uma vez que níveis elevados de colesterol e gota são o resultado de maus hábitos alimentares. Às vezes é difícil distinguir verdade de hereditariedade e de hábitos relacionados ao estilo de vida
No entanto, sabemos que há gene envolvido na suscetibilidade à aterosclerose: Sendo um homem define especificamente à aterosclerose. Essa diferença entre homens e mulheres diminui após a menopausa. Fatores hereditários são importantes e numerosos. 30% dos pais com doença cardíaca coronária morrem de doença coronariana. Hipercolesterolemia familiar é também o mais comum de todas as doenças genéticas. A extensão das lesões é progressiva e os distúrbios aparecem com 40 a 50 anos ou mais, quando o nível crítico de obstrução da artéria é atingido (70 a 80%) e corpos celulares (cérebro, rins, músculos ...) estão ficando sem oxigênio.
Sintomas experimentados pelo paciente com aterosclerose são inteiramente baseados em artérias com: Artérias coronárias: a angina de peito (angina) e infarto do miocárdio. Artérias cerebrais: acidente vascular cerebral (AVC) com obstrução de uma ou mais artérias que irrigam o cérebro. Aorta: aneurisma da aorta, dissecção da aorta. Arterite obliterante dos membros inferiores (PAD). Artérias renais: hipertensão renal. Há uma forte ligação entre a hipertensão e aterosclerose. Seja qual for sua origem, a hipertensão provoca ou agrava a aterosclerose. Por outro lado, a aterosclerose complica e agrava a hipertensão. 

AUTORES PROSPECTIVOS
Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
 
1. Com a idade, os tecidos que compõem as artérias perdem sua elasticidade e tornam-se rígidos...
 
http://metabolismocontrolado.blogspot.com/
 

2. Quando o estresse é repetitivo, ele pode induzir à pressão arterial elevada (hipertensão) e a espasmos arteriais repetidos que "estimulam" o sistema arterial e promovem a aterosclerose...
http://nutricaocontrolada.blogspot.com/
 

3. Fatores hereditários são importantes e numerosos. 30% dos pais com doença cardíaca coronária morrem de doença coronariana. Hipercolesterolemia familiar é também o mais comum de todas as doenças genéticas...
 
http://hipertensaoarterial2.blogspot.com/
 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 
Referências Bibliográficas: 
Prof. Dr. João Santos Caio Jr Diretor Científico, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Diretora Clínica – Van Der Häägen Brazil, São Paulo – Brasil,Creager MA, Libby P. doença arterial periférica. In: P Libby, RO Bonow, Mann DL, Zipes DP. Disease Braunwald do Coração: A Textbook of Cardiovascular Medicine . 8 ed. Filadélfia, Pa: Saunders; 2007: cap 57.Aung PP, Maxwell HG, RG Jepson, Preço JF, Leng GC. . Hipolipemiante para a doença arterial periférica no membro inferior Cochrane Database Syst Rev 2007; 4:. CD000123.Sobel M, R Verhaeghe; American College of Chest Physicians. Terapia antitrombótica para a doença arterial obstrutiva periférica: American College of Chest Physicians Evidence-Based Clinical Practice Guidelines (8 ª Edição). Chest . 2008; 133:815 S-843S.Atualizado por: Shabir Bhimji, MD, PhD, Especializado em Cirurgia Cardiotorácica e Vascular, Midland, TX.Revisão prevista no Sistema nervoso central. Também revisado por David Zieve, MD, MHA, Diretor Médico, ADAM, Inc., Dr. Lyonel Rossant Rossant-Lumbroso Jacqueline Dr.

Contato:
Fones:  55(11) 5572-4848 / (11) 2371-3337 ou (11) 9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com
Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/
Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
https://twitter.com/crescerei2 

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17